Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO

O município de Cabaceiras no Estado da Paraíba situado a 648 km da Capital do Estado do Ceará, cravada no semiárido estado é conhecido nacionalmente com a “Roliúde Nordestina’, foi escolhida para sediar o INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Esse evento por fazer parte de um pólo cultural que tem seu alicerce na agricultura familiar, com experiências significativas em agroecologia e de convivência sustentável com o semi-árido. O Território Litoral Leste do Estado do Ceará representado pelos jovens: Nazareno Almeida Gomes- (Pindoretama), Francisco Mario de Lima- (Beberibe), Carlos Alberto Pereira da Silva- (Icapuí) e Larissa Oliveira Benevenuto Pereira- (Fortim). participará do evento. O evento será promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Tem inicicio de 16/06 com encerramento dia 19/06 de 2011. O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais, fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.
Histórico dos envolvidos
A Escola de Formação Quilombo dos Palmares- EQUIP é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos
movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil. A Rede de Jovens do Nordeste- RJN é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que “REDE” é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário